O espaço do convívio dos homens III: Ricardo Antunes “Futebol de Causas”

Esta quinta-feira, 30 de Janeiro
“O espaço do convívio do homens.” III

“Futebol de Causas” um filme de Ricardo Antunes

Antes do filme haverá jantar para quem quiser degustar as nossas iguarias preparadas especialmente pelos nossos “Chefs” e assistir ao filme nas melhores condições.
Depois do filme, conversa com o realizador que virá especialmente para falar do seu trabalho que estreou em 2009.

20:30 – Jantar
22:00 – projecção do filme
23:20 – conversa c/ o realizador

O jantar será por marcação
Inscrições a partir de segunda-feira, 27 às 23:00h até quarta-feira às 24:00
pelo e-mail: ruadosol172@gmail.com ou através do facebook da Rua do Sol 172
Menu:

-Caril de frango com arroz branco ou Caril vegetariano com arroz branco.

994435_493337527453339_865707809_n

——————–

Futebol de Causas
De: Ricardo Antunes
Género: Documentário
Classificação: M/6
POR, 2009, Cores, 70 min.

DocLisboa 2009 – Selecção Oficial
XVII Festival Caminhos do Cinema Português 2010 – Selecção Oficial

SINOPSE:

O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX.
Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime.
Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas.
A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu ‘toque a reunir’.
Foi de resto com o luto académico, em plena ‘crise de 69’, que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime.
Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens.
As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.
_____________________________________________________

O “espaço do convívio dos homens” é um conjunto/ciclo de vídeos em torno de questões como o espaço comum, o espaço da cidade, da comunidade, da partilha e da política. Num momento em que este espaço comum, público, se torna cada vez menos público é importante reflectir e pensar sobre as suas transformações e o papel que como comunidade temos nas mesmas.